Vencedor do Prémio "Melhor Tese de Doutoramento em STI - 2018"

O Prémio “Melhor Tese de Doutoramento Ibérico em Sistemas e Tecnologias de Informação” é atribuído anualmente pela AISTI ao melhor trabalho de Tese de Doutoramento, elaborado no âmbito das áreas científicas dos Sistemas e Tecnologias de Informação, com vista a estimular a inovação científica e o rigor do trabalho de investigação, bem como proceder à divulgação de trabalhos científicos de elevada qualidade.

Na edição de 2018 foram recebidas 17 candidaturas, sendo 7 de Portugal e 10 de Espanha, tendo sido selecionadas 3 para a fase final, das quais foi selecionada a tese vencedora.

Saiu vencedor Miguel Antunes Dias Alfaiate Simões, com a Tese “On some aspects of inverse problems in image processing”, atualmente investigador de pós-doutoramento na Duke University (USA).

A tese foi defendida em outubro de 2017 no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, tendo sido realizada sob orientação científica do Professor Doutor Luís Henrique Martins Borges de Almeida e do Professor Doutor José Manuel Bioucas Dias, ambos do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, e ainda do Professor Doutor Jocelyn Chanussot da Universidade de Grenoble. Está disponível para download em http://cascais.lx.it.pt/~msimoes/dissertation_public.pdf.

Do trabalho de doutoramento de Miguel Antunes Dias Alfaiate Simões resultaram também várias outras publicações científicas, tanto em importantes conferências internacionais como em revistas de elevado fator de impacto.

E-mailaistic@gmail.com