Vencedor do Prémio "Melhor Tese de Doutoramento em STI - 2017"

O Prémio “Melhor Tese de Doutoramento Ibérico em Sistemas e Tecnologias de Informação” é atribuído anualmente pela AISTI ao melhor trabalho de Tese de Doutoramento, elaborado no âmbito das áreas científicas dos Sistemas e Tecnologias de Informação, com vista a estimular a inovação científica e o rigor do trabalho de investigação, bem como proceder à divulgação de trabalhos científicos de elevada qualidade.

Na edição de 2017 foram recebidas 14 candidaturas, sendo 3 de Portugal e 11 de Espanha, tendo sido selecionadas 3 para a fase final, das quais foi selecionada a tese vencedora pelo júri.

Saiu vencedor Filipe Sá, atualmente Professor Adjunto Convidado no Instituto Politécnico de Viseu e Responsável pela Secção de Informática e Modernização Administrativa da Câmara Municipal de Penacova, com a Tese “Metodologia para Avaliação do Governo Eletrónico Local Online”.

A tese foi defendida em julho de 2016 na Universidade de Vigo, tendo sido realizada sob orientação científica do Professor Doutor Álvaro Rocha da Universidade de Coimbra e do Professor Doutor Manuel Pérez Cota da Universidade de Vigo. Está disponível para download em https://goo.gl/KaGsfw .

Do trabalho de doutoramento de Filipe Sá resultaram como publicações científicas, para além da tese, 5 artigos em conferências internacionais, 1 capítulo de livro em editora internacional e 3 artigos em revistas internacionais de topo, sendo uma delas a melhor do mundo na área do governo eletrónico. E resultou ainda a publicação do livro “Qualidade do Governo Eletrónico – Modelo MoQGEL”, publicado pelas Edições Sílabo: https://goo.gl/FKAVfJ .

E-mailaistic@gmail.com