CISTI'2010 - 5ª Conferencia Ibérica de Sistemas y Tecnologías de Información

Full Program »

Estudo preliminar para a avaliação da acessibilidade de um sítio Web

Ana Paula Afonso
ISCAP
Portugal

Fernando Mário Martins
Universidade do Minho
Portugal

Manuel Pérez Cota
Universidade de Vigo
Spain

Abstract:
O avanço e difusão da tecnologia, em particular da Internet, obrigaram à disponibilização de informação com qualidade e facilmente acessível. Tais exigências vêm confirmar a relevância do papel da interface na qualidade de elemento principal na interacção do utilizador com os sistemas de informação. É, por isso, fundamental que a interface seja fácil de usar e que vá ao encontro das expectativas e necessidades de todos os utilizadores.
O desenvolvimento de interfaces que satisfaçam utilizadores com necessidades distintas, independentemente das suas capacidades motoras e perceptivas, culturais e sociais não é uma tarefa que possa se considerada simples [1]. De acordo com vários especialistas em Interacção Homem-Computador, [1], [2] e [3] as interfaces devem ser construídas respeitando os princípios de desenho centrado no utilizador, visando um elevado grau de usabilidade e em conformidade com directrizes de acessibilidade básicas.
Este trabalho apresenta uma metodologia para avaliação da acessibilidade de um sítio Web, baseado num documento disponibilizado pela WAI [4], a ser aplicada à secretaria on-line de uma escola do ensino superior.

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2009 Zakon Group LLC