CISTI'2010 - 5ª Conferencia Ibérica de Sistemas y Tecnologías de Información

Full Program »

Um Sistema de Gestão de Conhecimento para estudo da Qualidade de Vida de doentes oncológicos de cabeça e pescoço

Joaquim Gonçalves
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
Portugal

Augusta Silveira
Universidade Fernando Pessoa
Portugal

Álvaro Rocha
Universidade Fernando Pessoa - GIMED
Portugal

Abstract:
A percepção que um indivíduo tem sobre o seu lugar na vida, dependente da sua cultura e valores define a Qualidade de Vida (QdV) individual. Quando aplicada num contexto de Saúde define-se como: Qualidade de Vida Relacionada Com a Saúde (QdVRS). A avaliação da QdVRS é um objectivo em Medicina, usada em investigação, na prática médica, em estudos económicos de saúde e no planeamento de medidas e estratégias de gestão de saúde.
A obtenção de auto-resposta aos instrumentos de medida, através de software amigável e de adaptação fácil ao utilizador, independente do entrevistador, facilita a investigação, promove a criação de bases de dados e facilita o seu tratamento estatístico, traduzindo graficamente os resultados a analisar pelo clínico e transformando esta avaliação num instrumento de diagnóstico a usar na prática clínica por rotina.
Os Sistemas de Gestão de Conhecimento (SGC) aplicados neste contexto, permitem criar e armazenar conhecimento e orientar a decisão terapêutica. Este artigo relaciona a avaliação da QdVRS por rotina e SGC. Descreve a importância de uma análise detalhada da problemática para identificar requisitos conducentes ao desenvolvimento de um modelo de implementação que permita converter o conhecimento tácito em conhecimento explícito, que não condicione o normal funcionamento das unidades de saúde e que promova a optimização da QdVRS do doente oncológico.

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2009 Zakon Group LLC